ADMINISTRAÇÃO

ADMINISTRAÇÃO

Categoria
Graduação
(0 reviews)

Descrição do Curso

O curso preocupa-se com uma educação voltada à formação de profissionais de administração, consciente de uma nova realidade, favorecendo assim, ao longo das experiências de ensino-aprendizagem, o desenvolvimento da autoconfiança; da solidariedade e da capacidade crítico-criativa dos indivíduos e atendimento a uma necessidade social local e regional, caracterizando-se:

a) pelo atendimento das carências no setor de gestão e profissionais da região, para ajudá-la no desenvolvimento e inovação de produtos e serviços que possam contribuir para a sua prosperidade;

b) pela prestação de serviços convencionais e avançados, para o aprimoramento do atendimento especial, de acordo com a qualidade exigida pelos diversos seguimentos do mercado, contribuindo para atrair, desenvolver e incentivar a comunidade via excelência de seus serviços;

c) pela contribuição à melhoria dos serviços de administração de negócios empresariais e a formação de profissionais na área de administração necessários à sociedade da informação e de serviços de preservação do meio ambiente em desenvolvimento, mediante o domínio e a difusão de conhecimento em prol das soluções de acesso, uso das novas tecnologias de informação e, também, dos benefícios sociais e lucrativos delas decorrentes, e

d) pela busca da excelência no que realizar, desde pesquisa, produção e prestação de serviços (extensão), com vantagem competitiva na área da administração, portanto, promovedora de uma melhor qualidade de vida para todos.

O curso de Administração tem por perspectiva a formação de um profissional que esteja apto a atuar nas organizações tradicionais e nas novas estruturas globalizadas. Assim, será dada ênfase especial para a capacitação do egresso em administrar, criar e implementar organizações, sejam elas micro, médias ou de grande porte. Preparando-o para os mercados regionais e globais, tanto em relação às oportunidades, quanto as ameaças que irá enfrentar, orientando-o para uma gestão pautada na ética, na responsabilidade social e na promoção do desenvolvimento sustentável, essencial para a realidade da região maranhense.

Nesse sentido, os profissionais formados em Administração estabelecem um vínculo com a sociedade a partir da atuação nas organizações que diretamente poderá gerar desenvolvimento. Essa contribuição pode se dar através da formação de profissionais empreendedores, os chamados empreendedores corporativos ou intraempreendedores; ou ainda a formação de empreendedores que venham a criar novos negócios, gerando emprego e renda para o estado do Maranhão e para o país. Para isso, a cultura empreendedora será utilizada como elemento intrínseco ao curso de Administração, e que permeará todas as etapas. Os formandos em Administração da FESCEMP deverão atuar com consciência crítica, de forma ética para o bom desempenho das organizações em que estiverem inseridos no intuito de qualificar as mesmas e ampliar a atuação. Além disso, durante o curso, os acadêmicos deverão atuar em projetos de ensino, pesquisa e extensão, tendo como objeto de estudo a cidade e região, possibilitando que os resultados destes projetos levem alternativas de desenvolvimento ao ambiente que os cerca.

O egresso do curso de Administração deverá estar apto a:

– Internalizar valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional;

– Possuir uma formação humanística e visão global que o habilite a compreender os meios: social, político, econômico e cultural onde está inserido e a tomar decisões em um mundo diversificado e interdependente;

– Possuir habilidades técnicas e científicas para atuar na administração das organizações, além de desenvolver atividades específicas da prática profissional em consonância com as demandas mundiais, nacionais e regionais;

– Determinar os princípios gerais da organização, orientar e controlar as atividades além de garantir a eficácia na utilização dos recursos humanos, tecnológicos, materiais e financeiros das organizações;

– Atuar nas áreas de recursos humanos, financeiras e tecnológicas, além de prestar serviços de assessoria e ou consultoria aos diversos tipos de empresas ou atividades econômicas públicas ou privadas;

– Refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e sua função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;

– Desenvolver raciocínio lógico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais;

– Utilizar os recursos tecnológicos, bem como propor, dominar e promover a aplicação de novas tecnologias e outras que sejam objeto das práticas profissionais;

– Possuir habilidades de relacionamento, capacidade de atuar em equipes multidisciplinares, catalisar e usar as contribuições das pessoas e dos grupos;

– Possuir habilidades para lidar com modelos de gestão inovadores e, principalmente, ser criativo e empreendedor;

– Compreender a necessidade vital do contínuo aperfeiçoamento profissional;

– Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações;

– Desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional.

O Estágio é um componente curricular direcionado à consolidação dos desempenhos profissionais desejados inerentes ao perfil do formando. Portanto, é o período de estudos práticos exigidos dos candidatos ao exercício da profissão de Bacharel em Administração. É o período probatório, durante o qual o acadêmico exerce uma atividade temporária numa empresa, integrando assim, a aprendizagem teórico-prática.

O estágio supervisionado em Administração da FESCEMP apresenta os seguintes objetivos:

1. proporcionar a melhoria da qualificação acadêmica e a preparação profissional para o mercado de trabalho;

2. possibilitar a prontidão e colocação do acadêmico em contato com a realidade já estudada teoricamente;

3. confirmar seus conhecimentos, aptidões, habilidades e atitudes frente às situações-problema do dia-a-dia empresarial;

4. dinamizar de forma concreta a formação da mentalidade científica- profissional do acadêmico.

MATUTINO – DAS 8:00 AS 11:40

NOTURNO – DAS 18:40 AS 22:10

TEMPO TOTAL – MÍNIMO = 4 (quatro) ANOS – MÁXIMO = 7 (sete) ANOS

TOTAL DE HORA/AULA      2.920

ESTAGIO    300

HORAS TOTAIS DO CURSO    3.220

MATRIZ CURRICULAR

1 - 1° SEMESTRE

  • TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO
    80h

    Proporcionar ao aluno condições para dominar os conceitos básicos de TGA, para que compreenda a evolução da maneira de administrar nas organizações e adquira os conhecimentos essenciais à correta compreensão do contexto empresarial.

  • MATEMÁTICA BÁSICA
    80h

    Nivelar o conhecimento básico das ferramentas matemáticas e preparar para aplicações mais avançadas em disciplinas posteriores que exijam habilidades de cálculo para tomada de decisões gerenciais.

  • COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
    40h

    Proporcionar conhecimentos sobre a comunicação integrada e suas funções. Identificar os diversos públicos de interesse de uma organização, bem como direcionar a comunicação para cada um deles. Distinguir e caracterizar os principais meios de comunicação interna e externa.

  • FISOLOFIA E ETICA EMPRESARIAL
    80h

    Relacionar a história da moral ao contexto histórico-social do mundo dos negócios. Possibilitar a construção de um instrumento crítico na investigação da Ética e da moral, sempre relacionado ao contexto dos princípios e regras praticadas socialmente. Utilizar instrumentos analíticos para a interpretação da ação humana.

  • METODOLOGIA DA PESQUISA
    80h

    Promover a aquisição do conhecimento de métodos do estudo científico, preparando o aluno para a pesquisa sócio organizativa e planejamento, bem como a execução de projetos de pesquisa.

2 - 2° SEMESTRE

  • INTRODUÇÃO A CONTABILIDADE
    80h
  • TEORIAS ECONÔMICAS
    80h

    Fornecer  os instrumentos básicos e necessários para a compreensão da ciência econômica.

  • ESTATÍSTICA APLICADA Á ADMINISTRAÇÃO
    80h

    Proporcionar a compreensão do processo de aplicação da estatística e do tratamento dos dados coletados através de dados aplicados em administração, como contribuição à interpretação dos dados observados na realidade, para a construção do conhecimento científico.

  • PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL
    40h

    Apresentar o trabalho como um fenômeno psicossocial e como objeto de análise da psicologia social. Analisar criticamente as relações de poder no trabalho. Discutir a participação e a autogestão dos trabalhadores em empresas tradicionais e em cooperativas de trabalho.

  • SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL
    80h

    Apresentar os conceitos, fundamentos e princípios de responsabilidade sócio-ambiental e de sustentabilidade, suas melhores práticas de gestão, os resultados os avanços alcançados nesta área.

3 - 3° SEMESTRE

  • ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA
    80h

    Fundamentar, em termos teóricos e práticos, os princípios da gestão e estratégia empresariais, com ênfase no processo decisório em todas as fases e setores de marketing. Realçar os aspectos de qualidade e atendimento totais.

  • CONTABILIDADE GERENCIAL
    40h

    Proporcionar aos alunos aprendizado sobre a geração e uso da informaçãocontábil para fins gerenciais.

  • MATEMÁTICA FINANCEIRA
    40h

    Conceituar os fundamentos das principais operações financeiras, focando suas aplicações ligadas à formação do profissional de Administração de Empresas.

  • GESTÃO DE PROCESSOS
    80h

    A disciplina busca fundamentar e capacitar o profissional na modelagem dos processos de negócio de uma organização e melhoria dos processos de negócios.

  • ORGANIZAÇÃO SISTEMAS E MÉTODOS
    40h

    Desenvolver e implementar estudos organizacionais e conhecer as tecnologias organizacionais para a melhoria do desempenho nas organizações.

  • SOCIOLOGIA E CULTURA ORGANIZACIONAL
    40h

    A disciplina “Sociologia das Organizações”, possui como finalidade precípua, transmitir conhecimentos e valores ao aluno, uma leitura de sociedade, em que o indivíduo, independentemente de suas idiossincrasias étnicas, religiosas e
    culturais, possa desempenhar o seu papel social para o bem de um todo, augurando uma sociedade mais justa e igualitária, com deveres e direitos respeitados.

4 - 4° SEMESTRE

  • ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA
    40h

    A disciplina devera possibilitar ao estudante prover as demonstrações financeiras necessárias para a análise e o planejamento financeiro, assim como para a tomada de decisões de investimento e financiamento.

  • ANALISE DE CUSTO E FINANÇAS CORPORATIVAS
    40h

    Agregar, juntamente com os participantes da disciplina, um conjunto de conceitos e instrumentos necessários e suficientes para caracterizar a função financeira no âmbito de uma empresa e seu relacionamento com o mercado.

  • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS
    80h

    Desenvolver  o entendimento inicial da moderna Gestão de Pessoas e a sua importância na consolidação da estratégia organizacional.

  • EMPREENDEDORISMO
    80h

    Proporcionar ao discente conhecimentos e reflexão sobre ações empreendedoras; entendendo o fenômeno do empreendedorismo no Brasil, identificando as características e definindo o papel do novo empreendedor; além de identificar tendências e oportunidades e desenvolver e avaliar um Plano de Negócios.

  • CIÊNCIA POLÍTICA
    40h

    Propiciar uma noção a respeito do fenômeno político e das Formas de Governo através da história. Ressaltar a importância da evolução do pensamento jurídico através dos clássicos da Ciência Política.

5 - 5° SEMESTRE

  • INSTITUIÇÕES DE DIREITO PÚBLICO E PRIVADO
    80h
  • ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS
    40h

    Familiarizar os alunos com as políticas, normas e procedimentos operacionais relacionados com as atividades de: planejamento e controle de estoque, aquisição de materiais e equipamentos, contratação de serviços e obras, aquisição de ativo imobilizado, armazenamento de materiais e equipamentos, transporte de materiais e logística de distribuição de materiais.

  • ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
    80h

    Formar administradores capazes de aliar a competência profissional, científica e humanística para atuarem em diferentes contextos organizacionais e sociais com ética, responsabilidade social e ambiental.

  • ADMINISTRAÇÃO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO
    80h

    Visa oportunizar aos estudantes o entendimento dos principais conceitos e instrumentos para a gestão da informação nas organizações; bem como despertar o estudante para a necessidade da gestão da informação e tecnologia da informação como ferramentas gerenciais para a tomada de decisão.

  • GESTÃO COOPERATIVAS
    40h

6 - 6° SEMESTRE

  • LEGISLAÇÃO SOCIAL
    80h

    Proporcionar aos alunos aprendizado sobre as normas de legislação trabalhista e previdenciária e respectiva aplicação.

  • LOGÍSTICA E GERENCIAMENTO DE SUPRIMENTOS
    80h

    Apresentar o papel da administração logística e da cadeia de suprimentos nas organizações, suas atividades e desdobramentos. Determinar como estas atividades aumentam a competitividade das empresas e auxiliam na estratégia empresarial.

  • ELABORAÇÃO E GERENCIA DE PROJETOS
    80h

    Compreender os conceitos inerentes a gestão de projetos. Identificar estratégias e metodologias de planejamento e monitoramento de projetos. Desenvolver habilidades de planejamento e execução de projetos.

  • MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS
    40h

    onceitos, a estrutura do mercado financeiro e modelos presentes no mercado de capitais.

  • ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO
    80h

    Dimensionamento da sua capacidade de produção. Dar conhecimento dos processos do projeto de bens físicos e serviços; Contribuir para a aquisição e domínio dos conceitos envolvidos no Planejamento da Capacidade Produtiva, Projeto do produto, Planejamento e Controle da Produção

7 - 7° SEMESTRE

  • AUDITORIA
    80h

    Proporcionar ao discente a visão teórica e prática da auditoria de demonstrações financeiras, mediante a apresentação, discussão e aplicação prática das normas brasileiras de auditoria.

  • DIREITO TRIBUTÁRIO E EMPRESARIAL
    80h

    Apresentar noções básicas de Direito Tributário e Direito Empresarial  e as relações deste com os direitos de Previdência Social.

  • JOGOS EMPRESARIAIS
    80h

    Inserir o aluno em uma série de situações encontradas no mundo executivo das organizações, permitindo-o resolver problemas e tomar decisões estratégicas em grupo, vivenciando a dinâmica do comportamento organizacional.

  • GESTÃO DA QUALIDADE E INOVAÇÃO
    40h
  • LIBRAS
    40h

    A lógica da modalidade visual e gestual da comunidade Surda. Conteúdos gerais para a comunicação visual, baseada em regras gramaticais da Língua de Sinais e da Cultura Surda.

  • ESTAGIO SUPERVISIONADO I
    150h

    Promover a integração do aluno com o mercado de trabalho, propiciando o seu desenvolvimento profissional e acadêmico, (teoria e prática) permitindo-lhe, através do contato com a realidade nas empresas, conviver, pesquisar, diagnosticar e até propor alternativas de modificações e ou de  soluções para os problemas observados na realização do estágio e com a devida sustentação teórica.

8 - 8° SEMESTRE

  • FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA
    80h
  • GESTÃO DE INDICADORES E RESULTADOS
    80h

    Apresentar as etapas de implantação de um sistema de medição, por meio de indicadores de desempenho, a partir das estratégias da organização.

  • ANALISE E GESTÃO DE RISCO
    80h
  • TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO
    40h

    Auxiliar os alunos a conhecer as ferramentas úteis para a preparação e condução de negociações e os aspectos do comportamento humano. Oferecer os conceitos mais importantes sobre negociações distributivas, integrativas e o próprio processo de negociação.

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO II
    150h