PEDAGOGIA

PEDAGOGIA

Categoria
Graduação
(0 reviews)

Descrição do Curso

O Curso de Pedagogia, em obediência a legislação e às exigências contemporâneas do mundo do trabalho e da prática social, em uma perspectiva de aprendizagem permanente, se propõe a desenvolver ações voltadas para a formação continuada, considerada como elemento central desta formação.

A FACULDADES DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO FESCEMP, se apresenta como uma escola humanística e cidadã estabelecendo um forte vínculo entre o conhecimento e as situações da vida. Para uma educação humanizadora, a FESCEMP aponta como premissas gerais e orientadoras os quatro eixos estruturantes da educação na sociedade contemporânea – (UNESCO: a) Aprender a aprender; b) Aprender a fazer; c) Aprender a conviver; e d) Aprender a ser. Igualmente tem a IES a consciência da extrema importância no aprimoramento dos procedimentos usados para educar, e portanto, vem inovando através das metodologias ativas onde os  discentes se beneficiam com um melhor planejamento de aula e com a utilização de recursos variados, como vídeos, imagens e textos nos mais diversos formatos, afinal, cada um tem um jeito de aprender.

Tudo isso é para que possamos formar um profissional da educação comprometido com a sociedade como um todo, capaz de compreender as diversidades sociais e assumir o papel que lhe cabe no processo, como elemento dinâmico e plemanente integrado ao contexto.

Habilitar profissionais para exercer a docência na educação infantil, no ensino fundamental e na educação profissional, e também, para atuar na gestão de serviços, na gestão escolar, na educação corporativa e no terceiro setor, e ainda no âmbito da educação formal e não formal, em cursos presenciais ou a distância.

Com esta licenciatura, o pedagogo estará preparado para planejar, coordenar, executar e avaliar processos educativos, além de produzir, aplicar e difundir o conhecimento científico-tecnológico em contextos escolares e não escolares.

O egresso do curso de Pedagogia deverá estar apto a:

I – atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;

II – compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir, para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual, social;

III – fortalecer o desenvolvimento e as aprendizagens de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;

IV – trabalhar, em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;

V – reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;

VI – ensinar Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física, de forma interdisciplinar e adequada às diferentes fases do desenvolvimento humano;

VII – relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;

VIII – promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;

IX – identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa e propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;

X – demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiões, necessidades especiais, escolhas sexuais, entre outras;

XI – desenvolver trabalho em equipe, estabelecendo diálogo entre a área educacional e as demais áreas do conhecimento;

XII – participar da gestão das instituições contribuindo para elaboração, implementação, coordenação, acompanhamento e avaliação do projeto pedagógico;

XIII – participar da gestão das instituições planejando, executando, acompanhando e avaliando projetos e programas educacionais, em ambientes escolares e não-escolares;

XIV – realizar pesquisas que proporcionem conhecimentos, entre outros: sobre alunos e alunas e a realidade sociocultural em que estes desenvolvem suas experiências nãoescolares; sobre processos de ensinar e de aprender, em diferentes meios ambiental-ecológicos; sobre propostas curriculares; e sobre organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas; XV – utilizar, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos;

XVI – estudar, aplicar criticamente as diretrizes curriculares e outras determinações legais que lhe caiba implantar, executar, avaliar e encaminhar o resultado de sua avaliação às instâncias competentes.

O Estágio Supervisionado Curricular é realizado ao longo do curso, de modo a assegurar aos graduandos experiências de exercício profissional, que ampliam e fortalecem atitudes éticas, conhecimentos e competências. É um período de experiência para o futuro profissional da Educação, que, somado à fundamentação teórica e ao embasamento técnico fornecido pelas disciplinas específicas do currículo desta habilitação pedagógica, possibilita ao mesmo:

  • análise crítica do sistema e dos processos didáticos,
  • ação de confronto da fundamentação teórica e do embasamento técnico com a “práxis” administrativo-pedagógica,
  • elaboração de um julgamento das situações,
  • criação de soluções para os problemas,
  • comunicação da própria experiência.

MATUTINO – DAS 8:00 AS 11:40

NOTURNO – DAS 18:40 AS 22:10

TEMPO TOTAL – MÍNIMO = 4 (quatro) ANOS – MÁXIMO = 7 (sete) ANOS

TOTAL DE HORA/AULA      2.920

ESTAGIO    300

HORAS TOTAIS DO CURSO    3.220

MATRIZ CURRICULAR

1 - 1° SEMESTRE

  • FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
    80h

    A articulação das reflexões filosóficas com os avanços científicos nas áreas que são objeto de estudo do curso. A explicitação dos pressupostos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade.

  • HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
    80h

    Desenvolver a compreensão, a análise e interpretação dos assuntos ligados à educação brasileira, desde os tempos coloniais, utilizando os conhecimentos históricos desta educação para construir uma visão crítica da situação da mesma na atual conjuntura.

  • PSICOLOGIA
    60h

    Embasamento teórico em Psicologia que possa sustentar a compreensão das diferentes concepções do ser humano e da sociedade. Possibilitar o acesso às produções conceituais formuladas no campo da Psicologia.

  • METODOLOGIA CIENTÍFICA
    60h

    Incentivar e orientar na adoção de um comportamento científico na busca do conhecimento, que possibilite ao acadêmico planejar, desenvolver e avaliar projetos de pesquisa e trabalhos acadêmicos.

  • LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
    60h

    Propiciar situações que permitam ao aluno a caracterização de textos a partir de sua funcionalidade. Desenvolver competências de leitura e produção de textos a partir do estudo de aspectos fundamentais que constituem os diferentes gêneros textuais. Oportunizar situações para que o aluno possa rever e refletir sobre seu próprio trabalho, exercitando atividades de análise, crítica e reelaboração.

  • PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO I
    60h

    Estudos sobre as concepções epistemológicas acerca do conhecimento científico e os diversos tipos de conhecimento Processos de produção do conhecimento e suas implicações na investigação científica da educação.

2 - 2° SEMESTRE

  • ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
    60h

    Refletir sobre a educação como objeto social e cultural, contextualizando-a e enfatizando as orientações, as convergências e as contribuições teóricas, metodológicas e estratégicas da Sociologia e da Antropologia na análise do processo e das práticas educacionais, no contexto ampliado da produção, reprodução e transformação da sociedade e cultura pós-moderna.

  • DIDÁTICA I
    80h

    Introduzir o aluno ao estudo dos conceitos fundamentais, da aplicabilidade e da importância da didática, dos métodos e técnicas que fundamentam os procedimentos de ensino, possibilitando-lhe condições para desenvolver e aperfeiçoar uma prática de reflexão crítica na investigação científica dos fenômenos que envolvem o processo ensino aprendizagem, visando empregá-los na elaboração do planejamento escolar e demais trabalhos acadêmicos, situando-os no contexto do projeto pedagógico do curso e de um projeto de sociedade.

  • POLÍTICAS PÚBLICAS
    60h

    A disciplina visa promover discussões, estudos e pesquisas acerca das políticas, reformas e gestão da educação brasileira em seus diferentes níveis e modalidades nas diferentes esferas administrativas.

  • PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM
    80h

    Conhecimento sobre os aspectos psicológicos subjacentes às práticas educativas desenvolvidas na aprendizagem da criança, adolescente e adulto. Aplicação dos conhecimentos básicos de psicologia no contexto escolar no processo de orientação, intervenção e promoção do sucesso escolar.

  • TEORIA E PRÁTICA DO CURRÍCULO
    60h

    Conhecer o campo do currículo, compreendendo-o como uma construção sócio-histórico-cultural no processo educativo.

  • PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO II
    60h

    Aprofundar as reflexões teórico-metodológicos sobre instituições educativas e praxis do pedagogo, considerando as atividades investigativas, visando a organização e interpretação dos dados colhidos, socializando os resultados obtidos.

3 - 3° SEMESTRE

  • LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL
    60h

    Oportunizar a aquisição de conhecimentos que fundamentem a compreensão acerca das políticas e legislação educacional brasileira, com vistas a um posicionamento crítico frente aos desafios da realidade educacional e um engajamento comprometido com a construção de uma escola de qualidade

  • ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
    80h

    Compreender a alfabetização como um processo em que devem ser respeitados o ritmo, as descobertas e as características individuais, possibilitando ao indivíduo a apropriação do ato de ler e escrever.

  • EDUCAÇÃO ESPECIAL:FUNDAMENTOS POLÍTICOS E PRÁTICAS ESCOLARES
    60h

    Propiciar ao aluno conhecimentos sobre os princípios e conceitos que delinearam, historicamente, o campo da educação especial. Apresentar as diretrizes legais da política educacional brasileira direcionada ao atendimento de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, assim como sua análise na perspectiva do direito à educação. Conhecer programas, ações e alternativas pedagógicas desenvolvidas no processo de escolarização de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Propiciar ao aluno contextos e subsídios para o aprimoramento de seu pensamento científico e de sua produção escrita, a partir da práxis pedagógica, favorecida pela situação de estágio.

  • PRÁTICA PEDAGÓGICA INTERDISCIPLINAR: ESCOLA E SOCIEDADE
    60h
  • DIDÁTICA II
    80h

    Compreender que a preparação do pedagogo se dará numa dimensão integrada e indissociável para o exercício da docência e para a gestão dos processos educativos escolares e não-escolares, bem como, para a produção e difusão do conhecimento do campo educacional.

  • PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO III
    60h

    Conhecer a realidade de instituições de educação nos diferentes níveis de ensino, construindo um projeto de pesquisa e prática pedagógica que articule demandas da formação de pedagogos e pedagogas e das unidades escolares (campos de estágio).

4 - 4° SEMESTRE

  • LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS
    60h

    Difundir o uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS para a comunicação de contato com os fundamentos de aprendizagem na comunidade escolar.

  • PRÁTICAS EDUCATIVAS EM CRECHES E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
    60h
  • BRINQUEDOTECA, LUDICIDADE E APRENDIZAGEM
    80h

    Proporcionar criança possa brincar sossegada e interagir espontaneamente com outras crianças, desprovida de tabus e preconceitos. Estimular o desenvolvimento interior da criança e da sua capacidade de concentração. Estimular a operatividade da criança.

  • FUNDAMENTOS TEÓRICOS E PRÁTICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE PORTUGUÊS
    60h
  • PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO IV
    60h

    Aprofundar as reflexões teórico-metodológicos sobre instituições educativas e praxis do pedagogo, considerando as atividades investigativas desenvolvidas no segundo semestre de 2011, visando a organização e interpretação dos dados colhidos, socializando os resultados obtidos.

5 - 5° SEMESTRE

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
    100h

    Desenvolver estudos e investigação sobre a realidade da Educação Infantil, no Brasil e no município, oportunizando a construção de referencial teórico-prático sobre essa temática a fim de propiciar ao futuro professor a experiência de relacionar dialeticamente os estudos acadêmicos com as práxis educativas da educação infantil.

  • PRINCÍPIOS TEÓRICOS E PRÁTICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DA MATEMÁTICA
    60h
  • LITERATURA INFANTIL
    60h

    Fundamentar os acadêmicos do Curso de Pedagogia sobre o significado do ensino de literatura na formação de leitores, a partir da leitura de ficção, na perspectiva de ampliação do imaginário infanto-juvenil.

  • EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    60h

    Compreender quem são os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). As condições histórico-sociais que produziram a baixa escolaridade de jovens e adultos no Brasil, bem como os aspectos históricos da educação de jovens e adultos no Brasil, e tendências atuais.

  • PRINCÍPIOS E FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR
    60h

    Analisar as políticas educacionais e a gestão escolar, reconhecendo seus princípios básicos, elementos constitutivos, desafios, dilemas, funções e paradigmas, no contexto de escola e sala de aula. Possibilitar a aquisição de referenciais teóricos e práticos indispensáveis ao exercício de gestor escolar no sentido de construir um referencial para uma escola cidadã.

  • PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO V
    60h

6 - 6° SEMESTRE

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    100h

    Desenvolver ações que possibilitem ao acadêmico (a) pesquisar os principais problemas que dificultam o processo ensino aprendizagem e o fazer pedagógico, bem como a associação entre a teoria e a prática educacional, à qual se destina o estágio, bem como o registro de dados que permitam análise reflexiva sobre a práxis educativa da escola a fim de possibilitar a elaboração de uma proposta alternativa para as dificuldades detectadas.

  • PRINCÍPIOS TEÓRICOS E PRÁTICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE CIÊNCIAS
    60h

    Propiciar ao educador em processo de formação, oportunidades para examinar criticamente metodologias reconhecidas no Ensino de Ciências, assim como se apropriar de conhecimentos metodológicos que lhe permita realizar um ensino compatível com as exigências atuais, realizando uma aprendizagem significativa e motivadora.

  • NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM
    60h
  • TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
    60h

    Proporcionar uma reflexão sobre as TICs e suas implicações no processo de expansão, manutenção e transformação na cultura, bem como sua capacidade de reconfigurar as relações que circundam o processo de ensino-aprendizagem em suas múltiplas faces.

  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E INDÍGENA
    60h

    Ampliar os conhecimentos sobre os povos indígenas no Brasil contemporâneo, como sujeitos de direitos diferenciados e de cidadania no contexto da diversidade sociocultural no país.

  • PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO VI
    60h

    Conhecer a realidade de instituições de educação nos diferentes níveis de ensino, construindo um projeto de pesquisa e prática pedagógica que articule demandas da formação de pedagogos e pedagogas e das unidades escolares.

7 - 7° SEMESTRE

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM COORDENAÇÃO E GESTÃO PEDAGÓGICA
    100H
  • PRINCÍPIOS TEÓRICOS E PRÁTICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA
    60h

    Compreender os processos de ensino e de aprendizagem, bem como os conteúdos de Geografia e de História para a Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental.

  • EDUCAÇÃO AFROBRASILEIRA
    60h

    Trata das políticas para a promoção da igualdade racial. Discussão sobre a temática da igualdade racial na formação continuada de professores, com o objetivo de eliminar desigualdades historicamente acumuladas.

  • PEDAGOGIA EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
    60h
  • CIDADANIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
    60h

    Introduzir o aluno na reflexão sobre as relações entre educação e meio ambiente. O curso visa introduzir os alunos na leitura de autores e no aprofundamento dos principais conceitos. As leituras estão centradas em temas que permitam reforçar uma prática interdisciplinar que estimule debates sobre o papel da escola face aos problemas sócio-ambientais.

  • PESQUISA E PRÁTICA EM EDUCAÇÃO VII
    60h

8 - 8° SEMESTRE

  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
    100h
  • PRINCÍPIOS TEÓRICOS E PRÁTICO METODOLÓGICOS DO ENSINO DE ARTE
    60h

    Oferecer uma abordagem introdutória sobre conceitos, tematizações e práticas inerentes ao campo artístico e seu
    tratamento pedagógico, com vistas às suas aplicações no ambiente escolar.

  • AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM E INSTITUCIONAL
    80h

    Apresentar a avaliação institucional com estratégia de contra-regulação emancipatória e instância de mediação entre a avaliação externa e a avaliação da aprendizagem Descrever princípios e processos da avaliação institucional em instituições de ensino e refletir sobre potências e fragilidades de processos de implementação de políticas publicas na realidade educacional brasileira.

  • TEMAS EDUCATIVOS TRANSVERSAIS
    60h

    Apresentação de uma concepção de educação em que os conteúdos acadêmicos tradicionais são “meio” e os conteúdos mais voltados para o cotidiano dos alunos constituem o “fim” para se alcançar os objetivos da educação escolar.

  • TCC
    100h

    Estimular e desenvolver nos discentes habilidades e atitudes científicas.